(Ciclo Integral)
Tamanho: 600g ou 750g
1 xícaras de água morna
1 ovo
1/3 xícara de óleo de soja
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de canela em pó
1 pitada de pimenta do reino
1 colher de sopa de linhaça
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícaras de farinha de trigo branca
3 colheres de chá de fermento biológico seco
Coloque todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo e ligue a máquina.
Tamanho: 600g ou 750g
1 xícaras de água morna
1 ovo
1/3 xícara de óleo de soja
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de canela em pó
1 pitada de pimenta do reino
1 colher de sopa de linhaça
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícaras de farinha de trigo branca
3 colheres de chá de fermento biológico seco
Coloque todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo e ligue a máquina.
Esta receita sofreu uma pequena alteração, ao invés de 1 xícara de óleo, o correto é 1/3 de xícara de óleo. Obrigado e desculpe!!!
ResponderExcluirMaurício,
ResponderExcluiré para colocar a farinha antes dos ovos?
E aquelas história de líquidos primeiro e sólidos depois?
Tô aprendendo ainda a lidar com a MFP, desculpe a pergunta...
EUZINHA, pode obedecer a ordem padrão, dos líquidos, depois os secos e por último o fermento ok. Abraços!
ResponderExcluirObrigada Mauricio
ResponderExcluirAgnes
Oi Mauricio,
ResponderExcluirqual o tamanho desse pão?
Andreia
Umas 600gr aprodimadamente. Abracos.
ExcluirAdorei a dica! Fiz e ficou ótimo! Só não coloquei pimenta do reino, tento evitar (embora eu goste muito) e linhaça eu não tinha. Parabéns! Compartilhei o blog no meu blog Melhor da Vida, segue link: http://melhor-davida.blogspot.com.br/2012/08/pao-integral-delicioso.html
ResponderExcluirOlá, KARINA, adorei seu blog também, vou sempre dar uma passadinha lá agora rsrs, agradeço os elogios e bons pães pra vc. Abraços!
ResponderExcluirFiz esse pão e deu super certo !! Só acrescentei frutas cristalizadas, uvas passas, uma colher de aveia e uma colher de germém de trigo !! Ficou perfeito, macio e delicioso !! Parabéns !!
ResponderExcluirFabiana, este é um dos meus preferidos dentre os integrais, principalmente por esta versatilidade, na hora da correria é bem prático e vc usa o que tem em mãos rs. Abraços!
ResponderExcluirFiz esta receita hoje e acrescentei passas e amêndoas. Ficou divino! Foi minha estreia com a máquina de pão e fiquei muito orgulhosa do resultado. Rsrs.
ResponderExcluirHummm... q delícia! rs
ResponderExcluirAdoro este pão! Já fiz esta receita algumas vezes.
ResponderExcluirEu tb MEG, este é um dos integrais que mais faço rs!
ResponderExcluirBoa Noite Mauricio, tentei fazer o paõ conforme receita, mas a massa ficou muito mole, e na hora de assar ele muchou, o que devo fazer para corrigir. ( usei as medidas conforme a minha maquina no copo e na colher que vem junto com a maquina.)
ResponderExcluiroi DIMAS, se a massa ficou mole como disse, muito mole, alguma coisa fez errado, se não foi o caso vc poderia ter corrigido com mais farinha, mas esta receita eu já fiz algumas vezes e nunca deu errado, e outras pessoas também, estranho, mas avalie direitinho e fique de olho, qualquer receitas que fizer se ficar muito mole e não falar nada sobre isso nas intruções acrescente farinha aos poucos e se ficar seca água. Abraços!
ResponderExcluirRealmente é delicioso. Receita perfeita. Já é o pão preferido do pessoal aqui de casa e dos amigos. Aumentei a farinha integral de 2 xícaras para 2 1/2, além de ter acrescentado aveia, germen de trigo, linhaça triturada, passas e castanhas.
ResponderExcluirObrigada pela receita!
Abçs,
Alê
Oi Alecrim, também amos este pão, dos integrais é o que mais faço também, todo mundo adora e sempre dá pra modificar. Abraços!
ResponderExcluirOlá Maurício,
ResponderExcluirNovamente, preciso da sua ajuda. Essa receita já fiz algumas vezes e sempre ficou ótima.
No entanto, hoje, após uns 7 min, enquanto a máquina estava batendo/misturando, reparei que ficou mole e grudenta. Assim, acrescentei mais farinha. A massa ficou linda, aparentemente perfeita.
Para minha trsiteza, o resultado não foi o esperado, apesar da belezura da massa: o pão cresceu, divino, mas quase no fim do estágio assar, o meio do pão foi descendo, descendo... até ficar côncavo. Ficou uma depressão no meio (tb fiquei c/ depressão ao olhar o pão esburacado) e as bordas altas! Hahaha!
Quando se abre a tampa a massa pode desandar? Inclusive, fiquei com ela aberta durante uns 5 min ou mais. Acho que fiz besteira!
Abçs e desculpe pelo abuso em perguntar tanto. Obrigada por toda sua atenção, é sempre muito gentil.
Oi Alecrm. Algumas receitas integrais ficam mais moles e grudentas, principalmente no início, pois os integrais demoram mais tempo para assimilar os líquidos, para absorver entende, então o começo do ciclo não é uma referência neste caso, é bom aguardar a massa sovar bem, mas mesmo assim algumas receitas são assim para que o resultado final do pão seja mais úmido, pois tb absorverá os líquidos enquanto cresce e assa. Se estiver frio ou tiver corrente pode afetar o crescimento sim. Mas não desanime, se vc já fez outras vezes e sempre deu certo pode ter apenas se distraido e errado alguma medida. Abraços!
ResponderExcluirOi Mauricio, fiz esta receita e meu pão também cresceu muito e quando começou a assar, afundou no meio. Será que é melhor diminuir a quantidade de fermento? (Mas ficou fofinho e gostoso mesmo assim, he, he.) Estou adorando seu blog.
ResponderExcluirOi Rosana, se o ambiente estiver quente é melhor reduzir mesmo, mas isso é comum em pães integrais, mas vale verificar tudo nas dicas ásicas. Abraços!
ResponderExcluirOi, Sou novata na máquina , gostaria de fazer estre pão. Coloco no ciclo de 600 ou 900 g?
ResponderExcluirGrata Tanya Althea
Oi Tanya, pode fazer no 600gr mesmo. Abraços!
ResponderExcluirHoje estava com pouca farinha de trigo branca, por isso resolvi fazer esta receita. E o resultado ficou ótimo! Como sempre, seu blog está de parabéns , Maurício! Obrigada.
ResponderExcluirOlá, que bom que gostou. Obrigado e abraços!
ResponderExcluirOi, não consumo ovos, posso retirar sem alterar a receita? Ou o que sugere pra conseguir a consistência adequada? Gratidão.
ResponderExcluirOi Soraia, nada substituirá 100% os ovos, tem muitas receitas aqui no blog que não levam ovos, mas vc pode utilizar uma colher de sopa de amido de milho ou fécula de batatas no lugar de cada ovo, dissouvido em um pouquinho de água, ou então chia ou linhaça hidratadas, que formam uma gosminha e que na textura do pão ficará bom também. Espero ter ajudado. Abraços!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsse pão integral realmente é magnífico! Sempre faço pães integrais, mas, a textura sempre é mais fechada, um pão mais pesado, mas, este é fofissimo! Parabéns!Será que tem a receita de um pão integral doce, com uma massa tão fofa, uma textura similar a este? Desde já agradeço sua ajuda!
ResponderExcluirOi Cezith, que bom que gostou, obrigado! Sim, tem vários outros aqui no site, dezenas rs... as vezes a questão não é nem a receita mas a forma que fez, a qualidade dos ingredientes entendeu. Abraços!
ResponderExcluirOi Maurício, bom dia! Sou nova aqui no Blog e hoje mesmo pensei em pesquisar uma receita de pão integral e por "coincidência" tinha a chamada desta no Face! Vou testar acrescentando algumas "cositas"! Tem prejuízo se retirar a pimenta? Adorei seu blog! Parabéns!
ResponderExcluirOi Rosiane, seja bem-vinda rs... pode fazer sem a pimenta sim, continuará ótimo. Abraços!
ResponderExcluirOi, Maurício... sou novata em Mp e sou diasbética por isso, gostaria de saber se posso diminuir o açucar, ou colocar outro tipo de açucar para fazer paes/integrais. obrigada
ResponderExcluirOlá, seja bem-vinda! Você pode trocar o açúcar branco por mascavo sem problemas, ou utilizar frutose, açúcar light/diet e até mesmo adoçante forno e fogão. Abraços!
ResponderExcluirMauricio parabens pelo seu blog é divino e vc tem muitas dicas preciosas para os aprendizes de paes como eu. Gostaria de saber como devo guardar o pao integral e quantos dias ele se conserva sem estragar, pois moro sozinha e mesmo fazendo um pao pequeno só como uma fatia por dia.
ResponderExcluirOi Cida, obrigado pelo carinho! :) Você pode guardar o pão integral sempre após estar frio em um pote com tampa bem fechado ou em um saquinho por até uma semana. Se usar orgânicos pode durar menos, uns 4 dias, mas em todo caso vc tb pode guardar fechadinho na geladiera e aquecer na torradeira, forninho ou airfryer na hora de comer, pode até congelar se quiser. Abraços!
ResponderExcluirOi Mauricio, parabens pelo blog, realmente ele é muito bom, até agora todas as receitas deram certo, e estou ficando famosa na familia, rs, gostaria de saber uma coisa, posso congelar os paes sem ter assado ainda, so a massa?
ResponderExcluirOi Heloisa, obrigado e parabéns rs... Poder pode, mas aí vc tem que ter uma certa cautela ok, pois terá que congelar assim que amassa estiver pronta, sem deixar crescer e antes de assar deverá deixar descongelar e crescer em temperatura ambiente. Abraços!
ResponderExcluirOi gente... tenho minha maquina a uns 3 meses prefiro os integrais, ja fiz o integral perfeito daqui do blog e do livro q vem na maquina tbm, mas nao fica bom,nem macio e cresce bonito depois cai... a casca fica dura... onde estou errando?
ResponderExcluirVou tentar fazer essa receita, e quando diz xícara é a medida do copo q vem com a maquina?
obrigada ;)
Oi Ivania, sempre que falamos xícaras ou copos nas receitas de máquina de pão é o copo medidor que já vem com a máquina. Quanto ao seu pão veja se está usando farinhas e ingredientes de boa qualidade pode ser isso. 1 colher de sopa de amido ajuda à não baixar o centro nestes casos, e a casca ficar durinha assim que assa é normal, depois de frio que não é, mas isso se recolve usando sempre cor clara na configuração da cor do pão. Abraços!
ResponderExcluirMauricio todos pães que faço integral ta afundando no meio, oque estou fazendo de errado!!
ResponderExcluirOi Jeff, leia as "Dicas básicas", irão lhe ajudar nisso, abraços!
ResponderExcluirObrigada mauricio, to vendo q nao é só meus paes integrais q afundam no meio heheh, realmente ele fica macio e bom, cresce bem mas afunda... estou usando as marcas q vc sugeriu, só a farinha integral q uso anaconda... nao vou desistir, quero fazer um pao perfeito como os das fotos do blog, obrigada ;)
ResponderExcluirOi Ivania, é normal, depois que pegar o jeito fica fácil rs!
ResponderExcluirOlá !
ResponderExcluirTenho MFP há mais de 6 anos e faço pão com uma certa frequência. Esse site é o meu preferido pois é dele que faço quase todos os meus pães infelizmente tenho preguiça de postar alguns comentário, mas essa receita não podia passar em branco é MARAVILHOSA só essa semana fiz 2x como tinha uva passas acrescentei a receita. Obrigado mesmo pela receita.
Ivete
Oi Ivete, muito obrigado por me acompanhar durante todo o tempo, vc é sempre bem-vinda aqui, abraços e obrigado! :)
ResponderExcluirOlá Maurício. Estou conhecendo a MFP e o blog agora, e adorando. Posso retirar totalmente a farinha branca dessa receita? Pelo o quê posso substitui-la? Obrigada e PARABÉNS por auxiliar chefs amadores e suas máquinas revolucionárias, rsrsrs
ResponderExcluirOi Emanuele, obrigado! Nunca substitua simplesmente ou te´ra que readaptar todos os outros ingredientes. Aqui no blog tem mais de 500 receitas diferentes, localize uma que seja da forma que deseja, assim é certeza de dar certo, abraços!
ResponderExcluirMauricio, posso usar óleo de canola? Não tenho o de soja e queria fazer agora ;)
ResponderExcluirDá para substituir o óleo por manteiga? Qual é a quantidade? Obrigada.
ResponderExcluirPode, mas óleo ou azeite dá melhor resultado na maioria do integrais.
ResponderExcluirBom saber. Obrigada. :)
ResponderExcluirMaravilhosa, parabéns pela receita... É a que mais gosto.
ResponderExcluirOlá Maurício, até quanto de outros ingredientes posso colocar sem alterar a receita? (Ex . aveia, germem de trigo, castanhas, sementes, ....)
ResponderExcluirLeia ali to topo do blog em "Enriqueça seu Pão". Abraços!
ResponderExcluirOi Adriana, obrigado, tb é uma das minha preferidas, faço sempre rs! ;)
ResponderExcluiraté que enfim consegui fazer um pão integral que desse certo...
ResponderExcluirmuito feliz
ficou ótimo!!
Obrigado Ana! ;)
ResponderExcluirMauricio, quantas horas leva o ciclo do pão integral?
ResponderExcluirObrigada
Depende da máquina.
ResponderExcluirO pão realmente ficou delicioso, mas 3 colores de fermento acho que foi muito. Ele cresceu demais demais murchou no centro. Foi tentar diminuir na próxima. Vlw.
ResponderExcluirFoi esse pão que fiz! hehe. Ficou daquele jeito que falei, murcho no centro e com gosto ativo de óleo! A ordem dos ingredientes é a mesma da que está na receita? O ovo põe em cima dos ingredientes secos ou líquidos? Valeu, Maurício!
ResponderExcluirGosto de óleo é a maraca que está usando. Fundo no centro podem ser v;arias coisas, veja nas dicas básicas 1 e 2 que falo as possíveis causas e como resolver.
ResponderExcluirOla Mauricio. Curto muito esse blog e já fiz várias receitas. Esse pão realmente tem algum problema na receita porque o meu afundou no centro também. Já é a terceira vez que tento e acontece a mesma coisa. Se seguir a receita a risca a massa fica mole demais. Sempre tenho que adicionar mais farinha pra dar liga. O pão cresce e fica perfeito mas na hora de assar ele murcha no centro. Estou desconfiado que é excesso de fermento na receita.
ResponderExcluirSim pode ser excesso de fermento, mas aí vc reduz, principalmente em dias quentes, e algumas marcas são mais fortes que outras, leia as dicas básicas 1 e 2 que falo sobre problemas com pães e como resolve-los. Quanto a massa estar mole, não é toda receita que fica uma bola sem grudar nada, pois cada receita tem uma textura e principalmente massas integrais, algumas se ficam muito firmes resultam em pães secos. Tente a receita de pão integral perfeito, faço sempre e adoro. Abraços!
ResponderExcluirPrezado Maurício, espero que não sejam perguntas muito bobas, comprei a maquina de pão semana passada e estou tentando faze-los, entretanto estão horríveis, murchos e com sabor de crus, quando você escreve a ordem de colocação dos ingredientes eu devo ir colocando um de cada vez? ou todos juntos? Estaria eles ficando assim por causa da temperatura (geralmente faço a noite)? Obrigado
ResponderExcluirFabrício, vc já leu as dicas básicas 1 e 2 ali no topo do blog?
ResponderExcluirLi Maurício, ontem troquei as farinhas, ele melhorou um pouco, mas ainda não achei ele fofinho e apetitoso, será que minha maquina esta estragada?
ResponderExcluirAcredito que não, é jeito, vá com calma, comece pelos pães mais comuns e depois vá para os integrais.
ResponderExcluirOlá Maurício, td bem? Fiz o pão ontem e o meu tbem cresceu bastante e depois afundou a parte central.. Mas não embatumou, ficou ótimo! Só o formato meio esquisito! rsrs Coloquei aveia em flocos, linhaça marrom e semente de girassol(1 col sopa de cada).. Agora a minha pergunta,(enfim!): qd vc diz copo bem cheio de farinha quer dizer pra ultrapassar a borda ou deixar raso?? obrigada pelas dicas, um abraço!
ResponderExcluiré que tem gente que não completa direito o copo/xícara medidora e aí dá diferença rs
ResponderExcluirJá fiz este pão 3 vzs.... MARAVILHOSOOOOO... a canela dá um toque genial!!!! obrigada por compartilhar!!
ResponderExcluirAcabei de ligar a máquina. Volto em 4hs para falar como ficou!
ResponderExcluirO gosto realmente é mto bom e ficou bem fofo! Mas ficou aquele buraco no meio que mtos disseram tb. Nada que mude a alegria de estar comendo este pão!!
ResponderExcluirFiz esta receita e saiu maravilhosa, como todas as outras que já fiz aqui do blog. Nesta acrescentei castanha do Pará. Obrigada Mauricio por nos proporcionar estas delícias.
ResponderExcluirÉ a segunda vez que faço esse pão e das duas vezes a textura ficou excelente, bem fofinho. Não me aconteceu nada disso de "afundar" a massa no meio, até porque eu asso no forno, e não na máquina de pão. Eu só aumentei o sal, pois acho que com uma colher de chá só fica sem graça. Obrigada pelo fantástico trabalho, Maurício!
ResponderExcluirOi Maurício, boa tarde! Quero fazer esse pão e assá-lo no forno em fôrma de pão de forma. Para fazer isso, tenho que fazer no ciclo amassar? Se for no integral, quando posso tirar a massa da máquina para colocar nesta outra fôrma? Desde já agradeço!
ResponderExcluirOlá, vc faz igual sempre ensino e explico aqui nas dicas básica, ciclo de massar, no final retira, coloca na assadeira, deixa crescer e aí assa em 180.
ResponderExcluirFiz o pão ontem, na máquina de pão que acabei de ganhar do meu namorado :)
ResponderExcluirFoi o segundo pão que eu fiz e deu certo, fiquei muito feliz!
Realmente, o pão é delicioso como diz o nome. Ficou muito fofinho e saboroso.
O único problema foi que cresceu DEMAIS! Chegou até a tampa de vidro e transbordou um pouco a forma, o que dificultou retirar o pão da forma. Da próxima vez vou usar menos fermento.
Obrigada pela receita, Maurício!
Use sempre medidores, e em dias muito quentes reduza um pouco o fermento como sempre falo. Abraços e obrigado, q bom q gostou!
ResponderExcluirFiz o pão hoje e ficou maravilhoso!!!
ResponderExcluirOi, Mauricio, gostaria de fazer essa massa e modelar depois em pãezinhos e assá-los no forno, será que dá certo ? Obrigada!
ResponderExcluirOlá. Sim, como ensino nas DICAS BASICAS. ABraços.
ExcluirDelicioso é pouco, acabou de sair da maquininha agora, lindo e gostoso !!
ResponderExcluirMuito obrigada Maurício, que Deus te abençoe abundantemente !!
Oi Maurício, eu não usei a linhaça pois não tinha, então usei 2cs de chia. Coloquei por engano 1cs de cabela, e coloquei 2de chá de fermento, eu li errado, acostumada colocar 2 sempre nem atentei que eram três. Mas olha o pão cresceu tanto que encostou na tampa da máquina é só não cresceu mais porque n teve espaco rs.. é o resultado foi um pão fofinho e maravilhoso.. obrigada pela receita.
ResponderExcluirBoa noite Maurício !! Tudo bem ?!
ResponderExcluirSua receitas são perfeitas parabéns !
Tentei fazer esse pão por 3 vezes , e as duas ele não cresceu . Se os ingredientes estiverem gelados da problema ? Queria tanto acertar ! Vc podia fazer um vídeo desse pão 😍
Olá. Sim, claro, como explico nas dicas basicas aqui no blog, confira. Vïdeo pra mostrar a mesma coisa sempre não dá rs, é sempre o mesmo processo na máquina, ela que faz o trabalho todo. Bjs
ExcluirBoa noite friend! Graças a vc comprei esse mês minha máquina de pão. Fiz essa receita hoje e substituí o açúcar por adoçante culinário. Meu pão ficou lindo e não afundou. Esperando esfriar para experimentar. Muito obrigada
ResponderExcluirJá fiz 3 vezes e amei. Agora fazendo o de batata doce integral
ExcluirQue ótimo. Fico feliz em saber friend🥰
Excluirvou fazer hoje!
ResponderExcluir