(Ciclo Integral)
Tamanho: 600g ou 750g
1 xícara e 5 colheres de sopa de água morna
4 colheres de sopa de melado escuro ou mel
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
4 colheres de sopa de melado escuro ou mel
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de chá de sal
3 colheres sopa de leite em pó desnatado
1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar1/2 xícara de flocos e grãos de sua preferência (gergelim, trigo em grãos e em flocos, girassol sem pele, aveia laminada, quinua, linhaça, amaranto...)
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo branca
2 e 1/4 colheres de chá de fermento biológico seco
2 e 1/4 colheres de chá de fermento biológico seco
Adicione todos os ingredientes na forma da máquina iniciando pelos líquidos, secos e por ultimo o fermento. Programe o ciclo e ligue a máquina.
OBS: Se desejar pode adicionar os grãos somente quando soar o BIP ou a massa estiver homogênea.
Oi, os grãos não vão na massa? Só em cima? Obrigada
ResponderExcluirSim, vão na massa, assim que soar o BIP da máquina vc adiciona como está na receita. Abraços!
ResponderExcluirIniciei o processo, mas a massa ficou líquida com as quantidades recomendadas... Coloquei ao menos 2 xícaras de farinha a mais e ainda não está no ponto...
ResponderExcluirOlá Maurício, fiz essa receita ontem a noite e o pão ficou pronto de madrugada, fui deitar enquanto ele descansava e vi que ele estava quase encostando no vidro da máquina, hoje pela manhã o pão estava com uma imensa cova... Cresceu um monte e afundou um monte também. Quando cortei vi que a parte de baixo esta mais densa que a de cima. Não entendo nada sobre a arte da panificação, você pode me ajudar a entender porque aconteceu isso?
ResponderExcluirObrigada!
A parte de cima dos pães que meu marido e eu fazíamos sempre afundavam também. Seguimos a dica de colocar uma colher de sopa de colocar maizena, mas o topo do pão afundou também. Então, decidimos sempre colocar um ovo na massa. Naquele esquema dos manuais e de alguns pães aqui do blog: colocar o ovo no copo medidor e completar com a água/leite. Nunca mais afundou o topo de nenhum pão.
ResponderExcluirMaurício, meu marido e eu adoramos os seus blogs! Parabéns e obrigada por dividir tanta coisa boa com a gente! Obrigada mesmo.
Flá, reduza a quantidade de fermento, principalmente se está noite mais quente!
ResponderExcluirCleusa, obrigado pelo carinho, abraços!
ResponderExcluirAlgumas massas integrais precisam ficar um pouco mais moles no início, pois absorvem muita mais líquidos que pães só de farinha branca, então é interessante aguardar o termino do processo para ter ideia de como ficará o ponto da massa, enquanto é sovado a massa assume os líquidos!
ResponderExcluirEsse negócio do pão afundar também pode ser o tipo de fermento? Enquanto estava usando o Fleischmann todos os pães saiam perfeitos. Comprei de outra marca (por não ter encontrado o Fleischmann) e eles começaram a afundar. Não creio que seja por causa do calor ou excesso de fermento.
ResponderExcluirEssas massas integrais molengas deixam a gente meio receosa. Porque não sabemos ao certo se a massa é assim mesmo ou precisamos acertar o ponto. Apesar disso ficou bem saboroso.
Sim, pode ser pelo fermento tb, mas nas dicas básicas eu explico sobre isso, dê uma olhada, abraços!
ResponderExcluirVou tentar fazer o pão de farinha integral.
ResponderExcluirum abraço.
Muito obrigado pelas dicas. Com as suas dicas meus pães estão fazendo sucesso
ResponderExcluir