Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Rugbrød / Pão Dinamarquês / Danish Rye Bread

*Esse é um pão de centeio tipico da Dinamarca e Noruega, também muito consumido na Alemanha. É um pão um pouco mais denso, mas inda fofo, úmido e de sabor marcante, devido principalmente ao centeio, muito saboroso!

(Ciclo Integral)

Tamanho: 900g ou 1kg

1 e 1/4 xícaras de água morna
1 e 1/2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
2 e 1/2 colheres de sopa de melado, melaço ou mel
1 e 1/2 colheres de chá de sal
2 e 1/2 colheres de sopa de cacau em pó
2 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 xícaras de farinha de centeio
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina iniciando pelos líquidos e finalizando com os secos e o fermento, programe o ciclo Integral.

Dicas: Se desejar pode adicionar sementes de girassol sem casca ou sementes de sua preferência.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

8 comentários:

  1. Não resisto a este pão, vou levar comigo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Fiz essa receita hoje e o pão não cresceu muito.
    A quantidade de fermento está certa? São 2 colheres de SOPA?
    Usei de chá achando que tinha sido erro, já que seria o mais comum. Mas como eu disse, não cresceu.

    ResponderExcluir
  3. MARCEL, então esta certo, este pão não cresce muito mesmo, como descrevi na receita ele é mais denso, este é o intuito, é como aqueles que se compra no mercado. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Maurício. Apesar de ter ficado pequeno, o pão ficou gostoso. Vou repetir.

    ResponderExcluir
  5. Tem certeza que a receita leva cominho? Na culinária desses países o que se usa na verdade é o kümmel, que muitas vezes é traduzido equivocadamente como "cominho" em português, mas tem um sabor muito diferente mesmo do ingrediente original.

    No Brasil se encontra o kümmel (com esse nome mesmo), vendido por quilo inclusive, em casas de temperos. No Rio pode-se comprar nas Casas Pedro, no centro do rio.

    No mais, a receita me parece ótima! Vou tentá-la essa semana.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabriel, pode ser que em algum momento tenha sido substituído por não ser muito com ou fácil de achar apesar da questão de diferença no sabor, mas fica delicioso!

    ResponderExcluir
  7. Olá Maurício. Fiz essa receita (com algumas alterações) e ficou delicioso. Uma amiga quer fazer mas não tem a panificadora. Existe alguma forma das pessoas que não tem a panificadora conseguirem fazer essas receitas?

    ResponderExcluir
  8. Oi Cíntia, obrigado, que bom que gostou! Sim, leia as Dicas Básicas 1 e 2. Abraços!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: