Pão de Arroz (Sem Glúten)
(Ciclo Sem Glúten ou Ultra-rápido)
Tamanho: 600g ou 750g
1 xícara de leite
2 ovos
2 colher de sopa de óleo
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
2 xícaras de farinha de arroz
1 xícara de polvilho doce
2 colheres de chá de fermento biológico seco
Acrescente todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, programe o ciclo e ligue a máquina.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link. |
DICAS BÁSICAS:
- Como fazer pães perfeitos na máquina de pão.
- Dúvidas sobre a máquina de pão, ciclos, farinha, fermento, medidas, textura e massa, assar no forno, modelar, substituições, problemas com o pão e como resolver, etc...
- Substituições de ingredientes, variações e como enriquecer o pão.
- Primeiros passos, como programar e usar a máquina de pão.
- Como fazer a massa na máquina e assar no forno?
- Como vender seus pães.
- Como medir ingredientes.
- ÍNDICE / TODAS AS RECEITAS
- Como fazer pães perfeitos na máquina de pão.
- Dúvidas sobre a máquina de pão, ciclos, farinha, fermento, medidas, textura e massa, assar no forno, modelar, substituições, problemas com o pão e como resolver, etc...
- Substituições de ingredientes, variações e como enriquecer o pão.
- Primeiros passos, como programar e usar a máquina de pão.
- Como fazer a massa na máquina e assar no forno?
- Como vender seus pães.
- Como medir ingredientes.
- ÍNDICE / TODAS AS RECEITAS
Categoria:
Básico,
Sem Glúten
Fiz este pão e ficou muito bom, saboroso e leve. Recomendo, super fácil.
ResponderExcluirVou testar hoje essa receita
ExcluirOlá, que bom que gostou, abraços!
ResponderExcluirSerá que no lugar de polvilho doce,posso colocar farinha de soja?
ResponderExcluirOlá, nesta receita não, mas tem receita de pão de soja aqui no blog, aí vc terá um melhor resultado. Abraços!
ResponderExcluirQdo vc diz "um copo" qual seria a medida em ml? Outra coisa, posso substituir leite por água? Grata, Maíra
ResponderExcluirOlá, um COPO ou Xícara nas receitas de máquina de pão sempre se refere ao copo/xícara medidor que vem já com a máquina, que tem capacidade de 240ml. Abraços!
ResponderExcluirObrigada! O copo da minha maquina é de 500 ml, por isso perguntei. E o leite, posso trocar por água? Grata, Maíra
ResponderExcluirA entendi, diferente né, mas geralmente tem uma marcação ao lado também de CUP. Pode trocar sim, mas o sabor irá mudar um pouco ok. Abraços Maíra!
ResponderExcluirPosso acrescentar neste pão,chia e farinha de linhaça?Se sim,qual a quantidade,obrigada.
ResponderExcluirOlá, pode sim, mas nesta receita no máximo 1/2 xícara. Abraços!
ResponderExcluirOla
ResponderExcluirQual o ponto da massa? É mole, por causa dos dois ovos? Ou acrescenta mais farinha até ficar homogenea ? Obrigada
Olá, pão sem glútem geralmente é massa mole mesmo para não ficar duro depois pelo excesso de amidos. Abraços!
ResponderExcluirObrigada
ResponderExcluirOi fiz essa receita e a massa ficou muito mole e não cresceu. O pão também não assou direito.Fiz a medida bem certinho. É normal a massa muito mole?
ResponderExcluirSim, pois como é sem glútem tem textura diferente, caso o ciclo termine e ainda ache que está crú programe para assar apenas mais um pouco.
ResponderExcluirVou experimentar esta receita, parece-me ótima. E como sugestão, já experimentaram fazer pizza sem glúten? Eu fiz e calhou muito bem. Podem ver a receita aqui:
ResponderExcluirhttp://dietatipogenetico.blogspot.pt/2013/11/pizza-mozzarella-sem-gluten-e-sem.html
Bj,
Maria
Posso usar a máquina apenas para misturar, sovar e crescer e depois assar em forno convencional? Será que fica mais gostoso?
ResponderExcluirPosso substituir o óleo por margarina? Se sim, qual seria a quantidade?
ResponderExcluirOi Anninha, pode. Na verdade eu acho que fica mais seco.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOi Gislene, poder pode, mas pode alterar o resultado.
ResponderExcluirOi Maurício, obrigada pelo retorno! Tentei fazer conforme a sua receita primeiro, para depois tentar fazer o teste da substituição. O problema é que a massa ficou muito dura. E como eu li nos comentários que a massa fica mais mole, acrescentei um pouco mais de leite. Mesmo assim o pão não cresceu, ficou pesado e duro. O que pode ter acontecido?
ResponderExcluirBom dia Mauricio! Tudo bem? Te enviei um e.mail esses dias perguntando qual máquina vc me indicaria pra comprar, quero agradecer seu rápido retorno. Essa seman a chegou, a minha máquina, comprei da britânia. Fiz um pao do caderno com ela, e agora acabei de assar um das suas receitas, na verdade fiz esse aih de cima...nao sei se ele cresceu suficiente. O meu ficou com altura de 4 dedos e acho que precisava sovar mais e crescer mais, pois ficoucom a marca espiral em cima dele, entende? Mas estou comendo e ficou muito bom. Sera que tento fazê-lo em outro ciclo ou seria assim mesmo a consistência desse pâo. Repito, mesmo assim ficou muiiitooo bom, clarinho, macio, saboroso, mas acho que devia ter crescido mais. Eu nao aguentava mais comer aqueles pães industrializados sem glutem e sem lactose..... ótimo dia!!!!!
ResponderExcluirOi Gisele, mas eu não te recomendeu Britânia, só para constar aqui rs... não indico esta marca porque a maioria das reclamações que recebo é dela. Agora para seus pães leia as Dicas Básicas 1 e 2 aqui do blog que irão lhe ajudar muito, principalmente agora no começo. Abraços e parabéns!
ResponderExcluirRsrsrsrs!!!!! Realmente, eu lembrei disso, mas o que me atraiu foi um desconto gigante! e ela fazer 4 tamanhos de pães. Todos aqui em casa adoraram a sua receita de Pão de arroz. Vou ler suas dicas. Seu livro tem quantas receitas de pão sem glutem e sem lactose? Você não fez um específico com esse tipo de receita? Ótimo fim de semana.
ResponderExcluirOi Gisele, tem várias, mas não me recordo a quantidade exata e muitas vc pode adaptar fácilmente. Abraços!
ResponderExcluirTenho uma receita ótima de pão sem Glúten e acabei de fazer na Panificadora e ficou uma delícia.
ResponderExcluir2 ovos; 3 cs óleo de girassol ou canola; 2 xíc mistura de farinha sem glúten (comprei da AMINNA); 1 1/2 cc CMC; 1/2 cc sal; 1 cc gelatina sem sabor em pó; 1 1/2 cc adoçante culinário (usei tal & qual); 1 sachê de fermento biológico seco; 3/4 xíc mais 3 cs de leite morno.
Coloquei primeiro os ingredientes líquidos e dps os sólidos na panificadora e optei pelo modo 'bolo' (por conta do tempo de espera e de cozimento da massa. Já faço essa receita há bastante tempo e na máquina ficou ainda mais fácil.
Olá!
ResponderExcluirObrigada Maurício por disponibilizar tantas receitas ótimas! Essa acima é maravilhosa e simples. Adaptei: adicionei 1 colher de sopa de CMC. Como os ovos eram pequenos e vi que a massa estava bem pesada, adicionei água para chegar ao ponto que estou acostumada para pães sem glúten (nesse caso foram 100 ml!). Ciclo: Básico - não me dou bem com o Ciclo rápido (minha máquina é uma Cadence). Deixo esfriar na máquina, assim não corro o risco de ficar pouco assado. Ficou muito macio e crocante por fora!
Muito grata por seu blog!
Que bom que gostou Edene, obrigado pelo carinho, abraços!
ResponderExcluirJá tentei duas vezes e não acertei ainda. :( Ele não cresceu nem parece com o da foto. Notei também como muitos, a massa mole e queria saber qual o ponto dela, comparando com a massa do pão comum. Outra coisa que notei foi o forte odor de ovo, em ambas as tentativas. Pode me ajudar? Mais uma vez, parabéns pelo trabalho e obrigada! :D
ResponderExcluirPão sem glúten dá um trabalho mesmo para acertar no começo, principalmente porque os amidos utilizados no lugar das farinhas comuns dão muita diferença de uma marca e lote para o outro. Algumas focam mais moles mas depois dão certo, outras mais firmes, mas geralmente é grudento.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluir2cs de fermento mesmo?Não é muito?
obrigada
É isso mesmo.
ResponderExcluirOi Maurício!
ResponderExcluirFiz essa receita ontem com algumas adaptações e ficou show! Nem acreditei.
Usei leite de coco, coloquei linhaça em grãos junto dos líquidos e no segundo copo de farinha de arroz pus metade de farinha de linhaça. Depois de 5 min. do início acertei o ponto com mais um pouco de farinha de arroz. Isso faço sempre, tem que acompanhar os minutos inicias.
Minha máquina é a Britania e gosto muito.
Parabéns pelo site.
Abraços, Hélvia
Obrigado e parabéns Hélvia! ;)
ResponderExcluirFizemos esta receita. Ficou ótima. Gostei desta receita, pois não precisou da goma e nem de liga neutra. Legal que suas receitas funcionam !!!!
ResponderExcluirObrigado!
ResponderExcluirÓtima receita, nem parece q não tem trigo!! Melhor de tudo é que é super rápida! Vou tentar com outras farinhas e depois conto aqui!
ResponderExcluirPS: coloquei linhaça e gergelim e ficou muito bom tb.
Obrigado!
ResponderExcluirOlá Mauricio......Por favor, gostaria de saber se posso substituir o leite por leite de arroz?
ResponderExcluirObrigada!
Sim, os leites sempre pode substituir por outros leites sem interferir nas receitas.
ResponderExcluirOla, sou a Angela e acompanho o seus blogs, fiz esse pão hoje e ele ficou muito seco, parece que engasga, rsrsrsrs, fiz a receita na maquina deixei bater e crescer ai coloquei na forma, deixei crescer e coloquei assar no forno. será que foi nisso que errei???
ResponderExcluirSim, no forno o resultado não é igual na máquina, geralmente fica mais seco.
ResponderExcluirBom dia , dá para substituir o leite por agua ? e qual seria a quantidade ?
ResponderExcluirSim, mesma quantidade.
ResponderExcluirBom dia Mauricio, duas perguntas : da para usar polvilho azedo ? a marca do polvilho pode influenciar no resultado do pão ?
ResponderExcluirObrigado
Só testando.
ResponderExcluirOi Maurício, vc tem alguma receita de pão de milho sem glúten? Obrigada.
ResponderExcluirSim, aqui mesmo no blog.
ResponderExcluirBoa tarde Mauricio , eu uso o fermento biologico Fleischmann em sachets de 10 gramas , no pao de arroz são 1 ou dois sachets ? ou deveria usar outro tipo de fermento , ?
ResponderExcluirObrigado
A medida está na receita!
ResponderExcluirMauricio, boa noite. Sao 2 colheres de sopa.
ResponderExcluirColher de chá!
ResponderExcluirMauricio
ResponderExcluirVejo muitos ciclos aqui que não conheço, porque minha máquina (Arno la Baguette) tem nomes diferentes. Para alguns já consegui fazer uma correspondência (ultra-rápido/rápido para "pão rápido"); outros têm nome igual ("bolo"). Se não fosse pedir muito, você teria como postar uma tabela de correspondência? Se já existe, peço-lhe desculpas, mas não achei... :-(
Minha máquina possui um ciclo especial para pão sem glúten. Você sabe se é necessário fazer alguma adaptação?
Obrigado,
Rogério
Olá! É dificil, existem muitas marcas, e nem todas tem correspondentes, mas é simples, veja no seu manual para que serve cada ciclo e pronto, abraços!
ResponderExcluirOlá Maurício. Já utilizou oléo de coco? Será que altera o sabor?
ResponderExcluirPode usar, pode substituir sem problemas. Depende do óleo de coco, alguns tem sabor mais forte e outros mais suave, e depende da receita tb. Abraços!
ResponderExcluirOlá, Maurício! Fiz esse pão e infelizmente não deu certo, mas acho que já sei o que pode ter feito dar errado... achei a massa muito mole tbem, e percebi que a helice nao estava "alcançando" toda a massa e achei melhor acrescentar um pouco mais da farinha de arroz, tipo umas 3 colheres de sopa.. acho que foi aí que estraguei tudo pq ficou suuuper massudo! Vou tentar fazer de novo seguindo a receita corretamente.
ResponderExcluirAproveitando, estou adorando o blog e todas as dicas e receitas! Obrigada!
Luciana Sousa
Ah... esqueci de uma coisinha. rsrs
ResponderExcluirQueria sugerir que vc fizesse a receita de fatias húngaras. Eu vi que tem receita de pao hungaro, mas achei diferente, não deve ser a mesma! Eu adooroo, mas não sei fazer. hehehe
Obrigada!
Obrigado. Já tem aqui no blog, se não me engano está com o nome de caracóis, é a mesma massa do cinnamon roll tb ou algo do tipo. Abraços!
ResponderExcluirPão sem gluten é diferente, nem sempre faz uma bola como os comuns, cuidado rs
ResponderExcluirOi! Bem diferente, muito gostoso! Obrigada, abç
ResponderExcluirBoa tarde, faço a receita faz tempo, e recebo suas novedades por e-mail, a minha Britania Prime 2, não está mais funcionando direito, A pergunta : estou em duvida entre comprar : Cadence Pane Mattino,PHILCO ou Mondial ,por favor necessito da sua opinião , qual das tres e a mais indicada so faço pão sem gluten, aguardo a sua resposta , Obrigado
ResponderExcluirEdmundo, eu tenho uma Mondial e uma Cadence, não recomendo Britânia, Arno, marcas importadas ou desconhecidas.
ResponderExcluirObrigado Mauricio , acho que vou comprar a cadence
ResponderExcluirBoa tarde Mauricio,recebi a minha nova Cadence, já fiz 4 paes, da sua receita a unica mudança é que uso agua ,( não cosumimos leite aqui em casa), o oleo é de arroz, não usamos de soja, o polvilho e Yoki, o resto e igual, e o pão não cresce, fica com no maximo 7 a 8 cm de altura no meio,nas pontas muito menos, O SABOR È MUITO BOM!! alguma idea para corregir isto?
ResponderExcluirEsse já é um pão fraco em liga, se vc substitui ainda os ingredientes o resultado não será o melhor.
ResponderExcluirO oleo pode fazer uma diferença?
ResponderExcluirSim!
ResponderExcluirObrigado , farei mais testes !!
ResponderExcluirMauricio desculpe a incomodação , só mais uma duvida ,na Cadence pane mattino , qual o ciclo? já que não consta ultra rapido ,estou usando o ciclo 4.6 Rápido I , está certo ? obrigado!
ResponderExcluirAbraço
É o ciclo mais rápido, não me recordo se é o rapido 1 ou 2.
ResponderExcluirOlá, boa tarde. Gostaria de saber se o leite é morno ou pode ser adicionado frio mesmo?
ResponderExcluirObrigada!
Sempre frio, morno só quando a receita pede ou se estiver um dia muito frio.
ResponderExcluirObrigada! Fiz essa receita ontem e meu pão ficou delicioso.
ResponderExcluirAbraços.
Não, esse é o ideal mesmo.
ResponderExcluirOlá Maurício, posso substituir por farinha de arroz integral?
ResponderExcluirVi em algum lugar que para conseguir farinha de arroz basta bater o arroz muito bem no processador. O que vc acha?
pode
ResponderExcluirEsse foi o meu primeiro pão sem glúten e ficou muito gostoso, não cresceu muito, mas ficou super saboroso, adorei o blog.
ResponderExcluirObrigado Maurício pelas receitas, elas dão certo.
Maurício, fiz o pão ontem e minha máquina é da britânia. Usei o medidor da própria máquina e as medidas que tu indicaste. Ficou perfeito! Obrigada pela receita.
ResponderExcluirboa noite friend ! Amo seu canal do youtube! Por favor, faça uma receita de pão em vídeo! Bjs !!
ResponderExcluirO açúcar pode ser substituído por açúcar de côco nas receitas?
ResponderExcluirMaurício, parabéns pelo blog, nos ajuda muito!!!
ResponderExcluirFiz a receita agora de manhã e ficou ótimo o pão, bem fofinho, todavia não cresceu muito porque hoje o tempo está frio e com garôa.
Valeu por todas as dicas,
Fabiana
Olá Mauricio. Você deve gostar de saber que fiz a sua receita e ficou muito bom. O melhor pão que já comi e feito por mim. Com a sua ajuda. Muito grata.
ResponderExcluirOlá Maurício, adorei a receita, fiz duas substituições: usei óleo de coco no lugar do de soja e também optei pelo açúcar mascavo. Ficou ótimo, muito saboroso. Amei. Obrigada por compartilhar essa receita conosco, abraço.
ResponderExcluirFiz esta receita e troquei uma xícara de farinha de arroz por uma de farinha de centeio. Aumentei um pouco o fermento pq cresce pouco. O cheiro e sabor ficaram ótimos
ResponderExcluirBoa tarde
ResponderExcluirHoje fiz este pão e segui as instruções à risca e só lhe posso dizer que nunca comi pão tão bom! Côdea crocante e miolo macio, nada ressecado, muito pelo contrário!
Obrigada
Olá!
ResponderExcluirGostaria de saber se posso só sovar normalmente o pão sem glúten na máquina de pão e depois retirar para modelar e assar no forno?
Fica ao seu gosto, mas nem sempre é uma massa que possibilita isso.
Excluir