Pão Integral de Cerveja Preta
(Ciclo Básico / Normal ou Integral)
Tamanho: 600g ou 750g
1 e 1/4 xícaras de cerveja preta em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de melado ou mel
1 colher de sopa de manteiga
1 e 1/2 colheres de chá de sal
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de centeio
2 colheres de chá de fermento biológico seco
Adicione todos os ingredientes na forma da máquina iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo e ligue a máquina.
Dicas: Quando sor o BIP, ou quando a massa já estiver homogênea, você pode adicionar 1/2 xícara de nozes ou amêndoas à massa. Este pão vai muito bem com manteiga ou geleias.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link. |
DICAS BÁSICAS:
- Como fazer pães perfeitos na máquina de pão.
- Dúvidas sobre a máquina de pão, ciclos, farinha, fermento, medidas, textura e massa, assar no forno, modelar, substituições, problemas com o pão e como resolver, etc...
- Substituições de ingredientes, variações e como enriquecer o pão.
- Primeiros passos, como programar e usar a máquina de pão.
- Como fazer a massa na máquina e assar no forno?
- Como vender seus pães.
- Como medir ingredientes.
- ÍNDICE / TODAS AS RECEITAS
- Como fazer pães perfeitos na máquina de pão.
- Dúvidas sobre a máquina de pão, ciclos, farinha, fermento, medidas, textura e massa, assar no forno, modelar, substituições, problemas com o pão e como resolver, etc...
- Substituições de ingredientes, variações e como enriquecer o pão.
- Primeiros passos, como programar e usar a máquina de pão.
- Como fazer a massa na máquina e assar no forno?
- Como vender seus pães.
- Como medir ingredientes.
- ÍNDICE / TODAS AS RECEITAS
Olá mauricio.
ResponderExcluirDesculpe incomodar, mas preciso da sua ajuda. Fiz um pão integral mas no final ele não cresceu no meio, ficou com um buraco em vez de ficar alto, está bom de sabor mas ficou com o buraco no meio como se tivesse abatido. o que acha que correu mal??? Obrigado. Adoro o seu blog e já fiz algumas das suas receitas.
oi isabel, isso as vezes ocorre, geralmente quando é uma receita maior sabe, quando se coloca muito fermento tb ocorre, ou ayé quando a farinha não é boa. Coloque 1 colher de amido de milho na receita para ajudar a dar liga e sustentação que ajuda. Abraços!
ResponderExcluirObg Mauricio. Vou experimentar... ontem foi para esquecer nada saiu bem!!! Abraço!!! :)
ResponderExcluirDelíííícia! A família amou esse pão (o triste é que rapidamente acaba). Um sabor diferente da maioria dos pães, docinho suave, fofo e com umidade no ponto (não é aquele pão seco que dificulta na hora de engolir). Até puro vai bem.
ResponderExcluirRecomendo essa receita a todos. Mais uma vez, agradeço ao Maurício.
Abçs, Alê.
Obrigado Alecrim, abraços!
ResponderExcluirEu testei a dica do amido de milho mas, mesmo assim, afundou. O que será?
ResponderExcluirEntão só há uma saída, acompanhe todo o processo do pão, leia as Dicas Básicas aqui no blog, fique de olho na textura da massa, no crescimento e enquanto assa, se não for excesso de fermento, massa muito mole ou muito dura, ou a receita em sí algum ingrediente pode não estar de acordo. Abraços!
ResponderExcluirBom dia Mauricio, é possivel substituir a farinha de centeio pela mesma quantidade de farinha integral nesse pão de cerveja preta ? Moro onde o vento faz a curva e farinha de centeio é dificil de achar...
ResponderExcluirSó testando, acredito que sim, talvez fique só um pouquinho menos úmido, tente colocar um pouco menos do que a quantidade de centeio então, senão veja outra aqui no blog, tem várias, abraços!
ResponderExcluirOntem fiz o pão, troquei a farinha de centeio pela integral, na mesma quantidade, acrescentei a colher de amido (coloquei uma de chá). Liguei a máquina (é uma Arno, foi presente, cavalo dado não se olha os dentes) e continuei meus afazeres. Quando faltava 1 hora para o fim do programa dei uma checada e o pão não tinha crescido bem. Desliguei a máquina, passei ele para minha forma de pão e deixei crescer mais meia hora. Ficou do tamanho adequado, assei por 40 minutos em forno médio e saiu uma beleza de pão. O cheiro invadiu a casa toda. Tive o bom senso de esperar 15 min antes de cortar a primeira fatia. Que delicia. Não perdeu a umidade, ficou macio, o sabor do melaço e da cerveja combinaram perfeitamente. Achomque hoje mesmo faço outro, porque o de ontem está em seus momentos finais, rs. Obrigada por mais uma receita maravilhosa Mauricio.
ResponderExcluirQue bom que gostou, abraços!
ResponderExcluir