Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Rosca de Maracujá


Pensei em fazer um pão doce diferente estes dias, fiquei aqui olhando o que tinha disponível e então veio essa ideia, um pão de maracujá, uma rosca doce bem saborosa e perfumada, fofinha, daquelas dignas das melhores padarias. Esse foi o resultado e garanto que ficou sensacional, acabou rapidinho de tão boa, e confesso que não imaginei que ficaria assim tão deliciosa!!!
Para cumprir essas medidas da receita vocês irão precisar de 4 à 6 maracujás, dependendo do tamanho deles.

(Ciclo Amassa / Massa / Pizza)

Tamanho: 900g ou 1kg

1 xícara de suco de maracujá puro concentrado (instruções mais abaixo)
4 colheres de sopa de polpa de maracujá (opcional)
2 colheres de sopa de iogurte grego ou integral
1/2 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de óleo ou azeite
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco
1 gema + 2 colheres de sopa de água para pincelar

Geleia da cobertura:
1/2 xícara de polpa de maracujá
1/2 xícara de açúcar
4 colheres de sopa de água

Glacê da cobertura:
1 xícara de açúcar de confeiteiro
Água morna

Primeiramente vamos fazer o suco de maracujá concentrado, basta bater pouco mais de meia xícara de polpa de maracujá com 1/2 xícara de água no liquidificador, depois coar bem.
Coloque o suco e todos os demais ingredientes da massa na máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. As 4 colheres de sopa de polpa de maracujá são opcionais, mas eu gosto muito de usar, pois assim ficarão sementinhas pela massa, acho lindo.
Programe o ciclo de amassar massas de sua máquina e deixe até o final. Quando terminar a massa estará crescida, então retire da máquina e coloque sobre uma bancada levemente enfarinhada, divida em 8 ou 6 partes, faça bolinhas com cada parte de massa e distribua em uma assadeira de furo central untada e enfarinhada, se não tiver assadeira assim pode usar uma redonda que dará certo também.
Deixe a massa crescer até dobrar de volume, pincele com a mistura de gema e água e leve para assar em forno pré-aquecido em 180º até dourar.
Enquanto a rosca está no forno podemos preparar a geleia, basta colocar tudo em uma panela e levar ao fogo baixo até que dê uma leve engrossada, então retire e deixe esfriar.
Quando a rosca estiver assada retire do forno e deixe amornar ou esfriar, então prepare o glacê misturando o açúcar de confeiteiro com água morna, bem aos pouquinhos e misturando bem, até ficar um creme grosso, se errar adicione mais açúcar para chegar nesse ponto. Despeje o glacê por cima do pão e em seguida a geleia. Agora é só se deliciar!

Dicas: Eu como esse pão apenas assim, fica ótimo, para mim não precisa de mais nada, mas se quiser pode preparar mais calda ou geleia para acompanhar ou servir com outras geleias de sua preferência.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

3 comentários:

  1. Maravilhosa essa rosca! Amei!😍 Comi quase tudo sozinha!😬

    Parabéns amado pela sua dedicação!

    Muito obrigada!😘

    ResponderExcluir
  2. Ola Maurício , boa tarde tudo bem ? Essa rosca da pra assar na máquina de pão tbm?

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: