Eu já falei e repito que sou apaixonado por mirtilos, também conhecidos como blueberries, e claro que não poderia faltar aqui no blog um belo panetone feito com elas.
Esse panetone fica bem perfumado e ainda com aquela famosa casquinha açucarada por cima, que o deixa lindo e gostoso.
Essa receita pode ser assada na máquina ou no forno em formas de panetone, você escolhe.
(Ciclo Amassa/Massa/Pizza ou Doce ou Panetone)
Tamanho: 900g ou 1kg
1/2 xícara de iogurte natural integral
1/2 xícara de cream cheese
1/2 xícara de leite
6 colheres de sopa de manteiga
3 gemas de ovos
8 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
4 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco
1 colher de sopa de raspas de casca de laranja ou limão siciliano
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 e 1/2 xícara de blueberries secos / desidratados ou frescos
Cobertura:
1 clara
1/2 colher de chá de raspas de casca de laranja ou limão siciliano
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
Açúcar de confeiteiro
Farinha de trigo
Na máquina:
Para fazer todo na máquina basta acrescentar todos os ingredientes na forma, iniciando pelos líquidos, secos e por último o fermento, exceto os mirtilos. Programe o ciclo de amassar massas e deixe até o final. Retire a massa crescida e abra com as mãos mesmo sobre uma bancada enfarinhada. Espalhe as frutas e vá dobrando a massa de fora para dentro até formar quase uma bola. Achate a massa novamente delicadamente e dobre mais uma vez, faça uma bola e coloque na forma da máquina. Deixe crescer até dobrar de volume, despeje a cobertura por cima e asse usando o ciclo de assar.
Para fazer a cobertura basta misturar a clara com as raspas e baunilha e ir acrescentando açúcar de confeiteiro e farinha em partes iguais até virar uma pastinha.
No forno:
Para assar em formas de panetone comece colocando todos os ingredientes da massa na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, exceto as frutas. Programe o ciclo de amassar massas e deixe até o final. Retire a massa da máquina, e como estará crescida aperte com as mãos em uma bancada enfarinhada e espalhe as frutas por cima, então dobre de fora para dentro até virar quase uma bola, achate novamente delicadamente e dobre mais uma vez, assim o recheio ficará bem distribuído. Agora faça uma bola e coloque na forma de panetone. Você decide se quer fazer 1 panetone grande de 1kg ou dividir em tamanhos menores.
Deixe a massa crescer bem até dobrar de volume, cubra com a cobertura e leve para assar em forno já pré-aquecido em 180º até dourar.
Para fazer a cobertura basta misturar a clara com as raspas e baunilha e ir acrescentando açúcar de confeiteiro e farinha em partes iguais até virar uma pastinha.
Dicas: Não deixe ficar mais tempo que o necessário no forno ou poderá ficar seco. Use uma farinha de boa qualidade, quanto melhor a farinha melhor será o resultado do panetone. Se preferir pode usar essência de panetone ao invés das raspas e baunilha.
Esse panetone não precisa esfriar de cabeça para baixo e após estar bem frio pode ser armazenado em saquinho ou pote bem fechado.
Não está achando formas próprias para panetone onde mora? Você pode usar uma ou mais formas pequenas e um pedaço grande de papel manteiga dobrado ao meio circulando a assadeira, e um pedaço redondo também no fundo. Desta maneira a massa crescerá e assará no mesmo formato dos panetones comprados.
Fiz o Panetone fácil na sexta-feira, amei! Tenho certeza que essa receita também será maravilhosa!
ResponderExcluir🥰