Uma das delícias que mais gosto de comer quando viajo par Nova York é o bagel, para mim os melhores bagels são de lá, sempre muito saborosos e frescos, principalmente nas delis especializadas, e para quem não sabe esse pãozinho é muito amado nos EUA e uma das comidas típicas também mais amadas de NY, tanto que lá existem cafeterias que só vendem eles, com todos os tipos de coberturas e recheios que você puder imaginar, e também os que não imaginou!😅
Como eu amo bagels fresquinhos sempre faço em casa, e essa é a minha receita clássica favorita, o maior segredo é o modo de preparo, precisa de algumas etapas para ter o mesmo resultado dos nova-iorquinos, mas nada complicado.
Se um dia tiver a oportunidade de ir em algumas dessas cafeterias é possível vê-los preparando exatamente como ensinarei aqui.
(Ciclo Amassa / Massa / Pizza)
Tamanho: 900g ou 1kg
1 e 1/3 xícara de água
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco
Cozimento:
5 litros de água
1 colher de sopa de mel ou açúcar
1 colher de sopa de bicarbonato
Pincelar:
1 gema
6 colheres de sopa de água
Coberturas:
Flor de sal, sais gourmet, sementes e grãos como papoula, chia, amaranto, girassol, farelos como aveia e trigo, gergelim, ervas, queijo ralado, especiarias...
Coloque todos os ingredientes da massa na máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo de amassar massas de sua máquina (1h30) e deixe até o final. Quando a máquina terminar retire a massa e coloque sobre uma bancada enfarinhada, divida em 8 partes iguais e faça bolinhas com cada parte.
Agora com o dedo pressione no centro de cada bolinha e vá girando e abrindo até virar uma argola.
Cubra as argolinhas e deixe crescerem até dobrarem de volume, então passaremos para o segundo passo, o cozimento.
Coloque a água em uma panela, acrescente o mel e o bicarbonato, deixe ferver, mas não precisa estar super borbulhante, então pegue um bagel de cada vez e coloque na água, deixe cozinhar por 30 à 40 segundos de cada lado, então retire com ajuda de uma escumadeira e coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga ou untada e enfarinhada, um ao lado do outro com um pouco de espaço.
Faça uma mistura com a gema e a água e pincele por cima dos bagels, sem excesso, em seguida pode incrementar com a cobertura de sua preferência. Confesso que geralmente eu pincelo e mergulho eles em um pratinho com a cobertura que escolhi, para ficarem com bastante cobertura como os de Nova York.
Leve para assar em forno pré-aquecido em 180º até ficarem dourados!
Dicas: Você pode comer os seus bagels como preferir, mas os recheios mais tradicionais são cream cheese, salmão defumado com creme azedo, rosbife ou pastrami, ovos mexidos com bacon, dentre outros...
Essa é atualmente minha receita favorita na máquina de pão!
ResponderExcluirObrigadoooo🥰
Excluir