Existem milhares de tipos de flatbreads, até porque eles se resumem ao nome que levam, ou seja, um pão achatado / plano, mas esse que ensinarei hoje é uma versão criada por mim, inspirada em alguns que já comi pelo mundo, onde geralmente é servido como aperitivo, assim cortadinho, para comer com as mãos mesmo e compartilhar enquanto bebe algo. É bem comum como entrada em alguns restaurantes e também como petisco em bares e bistrôs. A cobertura também é muito variada, indo de algo simples apenas com sal e ervas até versões semelhantes a pizzas.
Essa massa fica leve, macia por dentro e crocante por fora, e eu geralmente faço para petiscar mesmo, com um bom vinho ou drink, acho perfeito, principalmente quando se está com pressa ou quando queremos algo rápido e gostoso, inclusive faço a cobertura com o que tiver no momento, com o que estiver sobrando na geladeira.
(Ciclo Pizza / Amassar / Massa)
Tamanho: 450g a 500g
1/2 xícara de água levemente morna
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de mel ou açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento biológico seco
1/2 colher de chá de fermento em pó para bolos
Cobertura:
Você pode usar apenas sal e ervas, molho e ervas, vegetais e legumes, queijos, frios, embutidos, conservas... e ainda finalizar com azeite, ervas, sementes e folhas frescas como rúcula, etc...
Coloque todos os ingredientes da massa na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último os fermentos. Programe o ciclo de amassar massas de sua máquina (1h30) e deixe apenas metade do tempo total (45min.). Sim, eu uso dois tipos de fermentos nessa receita, pois isso confere o resultado esperado e também ajuda para ser mais rápido e prático como falei.
No início do processo veja se a massa se misturou bem e caso seja necessário limpe as bordas da forma com uma espátula, pois como é pouca massa isso pode acontecer.
Quando a massa estiver pronta retire da máquina e abra com um rolo sobre uma bancada levemente enfarinhada, na espessura de no máximo 0,4cm, e lembrando que quanto mais fina mais crocante será.
Leve essa massa para assar em forno já pré-aquecido em 200º até começar a dourar levemente, então retire do forno e acrescente a cobertura, depois leve novamente para finalizar e terminar de assar e dourar.
No caso de preparar apenas com sal e ervas, ou pouca cobertura pode até já assar de uma vez com a cobertura sem problemas.
Na hora de servir corte em quadradinhos e finalize com azeite.
Dicas: Você pode dobrar ou triplicar a receita se desejar. Eu costumo abrir a massa sobre um papel-manteiga de boa qualidade, assim fica mais fácil na hora de colocar a cobertura, de cortar e de servir.
Minhas coberturas preferidas são sal, alecrim e azeite, assim como essa da foto ao estilo pizza, muçarela de búfala com tomate seco e rúcula, presunto crú, parmesão e ervas, aliche, peras com gorgonzola e mel, brie com figos, nozes e mel.
Perfeita a receita muito obrigada por sempre compartilhar e vale ressaltar que suas receitas nunca dão errado. Grata
ResponderExcluirObg friend🥰
ExcluirTudo de bom! Explicação "perfect" 🤗😉
ResponderExcluirVocê é ótimo no que faz! Parabéns! 👏👏👏
Ahhhhhhh! Fiz suas receitas de doces de frutas na máquina de pão 😋😋😋
Olá Maurício, nesse flatbread da foto, você usou molho de tomate, como em uma pizza? Grata pela resposta.
ResponderExcluirSim, mas não é necessário. Vc pode fazer dos mais variados e infinitos sabores.
ExcluirHum, vou fazer neste final de semana. Verei o que tenho na geladeira, rsrsrsrs.
ExcluirMuito obrigada!
Isso fica muito bom! Deixei 15 min assando só a massa, mas poderia ter deixado 10 min. Fiz com o que tinha em casa: tomates picados, cebola crua, calabresa, mozarela, orégano e azeitonas e, para acompanhar, um molho de maionese! Maravilhoso! Obrigada Maurício!
ResponderExcluir