Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pãezinhos de Sardinha



Esses pãezinhos são diferentes de qualquer outro que já provaram, são muito macios, leves e com sabor intenso! A combinação desse recheio fica muito saborosa, e a modelagem é muito simples, qualquer um conseguirá fazer!

(Ciclo Pizza / Amassar / Massas)

Tamanho: 900g / 1kg

1 xícara de leite + 2 ovos (quebre os ovos na xícara e complete com leite)
1/3 de xícara de azeite ou óleo da sardinha
2 colheres de sopa de açúcar
1 e 1/2 colher de chá de sal
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Recheio:
2 latas de sardinha escorridas, sem as vísceras e sem as espinhas
1/2 cebola picada
3 colheres de sopa de cebolinha picada
100g de queijo ralado grosso

Cobertura:
1 gema
1 colher de sopa de água
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Comece colocando todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo que faz o processo de massa completo de sua máquina, que amassa, sova e dá o crescimento (1h30), deixe até o final.
Enquanto isso prepare o recheio. Em uma tigela coloque as sardinhas, cebola e cebolinha, misture tudo e reserve.
Quando a máquina terminar retire a massa, coloque sobre uma bancada enfarinhada, abra com um rolo na espessura de aproximadamente 0,5cm, espalhe o recheio em metade da massa e dobre ao meio, cobrindo o recheio. Aperte um pouco a massa para que o recheio segure melhor, depois corte em tiras de aproximadamente 3 ou 4cm, segure nas pontas e gire enrolando, depois enrole sobre ela mesma, como se fosse um coque daqueles que se faz com os cabelos.




Repita o processo com toda a massa e coloque os pãezinhos em uma assadeira untada ou com papel-manteiga e deixe crescer até dobrar de volume, então pincele com uma mistura da gema com a água e polvilhe o queijo parmesão por cima.




Leve para assar em forno já pré-aquecido em 180º até ficarem bem dourados!

Dicas: Substitua as sardinhas por atum, adicione azeitonas fatiadas, ervas e o que mais desejar!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

3 comentários:

  1. Pão maravilhoso! O aroma que fica na casa, o sabor,hummmmm não dá para descrever! Obrigada por compartilhar mais uma receita conosco 😊

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: