Tempos atrás ensinei aqui no blog como fazer pão naan, que é um pão achatado indiano, feito na chapa, e fica bem leve, além de ser prático de fazer, mas agora ensinarei uma versão aprimorada e recheada que é uma perdição!
Apesar de tradicionalmente ser um pão mais simples tenho que dizer que recheado sobe de nível e dá para comer puro mesmo e em qualquer momento.
(Ciclo Pizza / Amassar / Massas)
Tamanho: 900g / 1kg
1 xícara de iogurte grego natural
1/2 xícara de água morna
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de chá de sal
2 colheres de chá de fermento biológico seco
1 colher de chá de fermento em pó para bolos
4 xícaras de farinha de trigo
Recheio:
250g de queijo muçarela
Cobertura:
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de coentro ou salsinha picada
1 dente de alho amassado
Coloque todos os ingredientes da massa na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, programe o ciclo de preparar massas de sua máquina (1h30) e deixe até o final.
Quando o ciclo terminar retire a massa da máquina, divida em 8 partes iguais, faça bolinhas, abra cada bolinha um pouco com as mãos mesmo, coloque queijo no meio, feche, aperte um pouco para tirar algum excesso de ar e abra com um rolo na espessura de 0,5cm.
Após abrir todos, prepare em uma frigideira ou chapa quente, deixando se formar pontinhos dourados de um lado, depois virando e dourando do outro lado também. Nesse momento pode tampar a frigideira se desejar.
Conforme for preparando empilhe um pão sobre o outro para mantê-los quentes até o final.
Prepare uma mistura com a manteiga derretida, coentro ou salsinha e alho, misture e pincele sobre cada pão na hora de servir.
Dicas: Como sei que vocês vão me perguntar do motivo desta receita também levar fermento em pó já vou explicar de uma maneira resumida. Uso o fermento em pó nessa massa por dica de um conhecido indiano, e realmente notei diferença, pois ele reage com a acidez do iogurte e deixa este pão um pouco mais leve do que já é.
Para o iogurte utilize qualquer iogurte grego, podendo ser até mesmo o que já ensinei AQUI, contanto que seja natural, sem sabores ou adiditivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!