Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Baozi ou Nikuman - Pão Oriental Recheado Cozido no Vapor



Baozi é um pão de origem chinesa, seu nome em japonês é nikuman, ele é cozido no vapor e recheado com carnes, vegetais, curry, pasta de feijão, etc... Fica muito fofinho, recheio molhadinho e macio, é bem temperado e saboroso, eu gosto muito e faço com frequência aqui em casa, até porque não é nada barato nos restaurantes.
Já ensinei outro tipo de pão chinês cozido no vapor AQUI no blog, porém este é diferente em diversos aspectos e é cozido já com o recheio.
Existem muitas variações asiáticas desse pãozinho, mas essa é a minha preferida!

(Ciclo Pizza / Massas / Amassar)

Massa:
1/2 xícara de água
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó para bolos
1 colher de chá de fermento biológico seco

Recheio de porco:
200g de carne de porco moída, triturada ou bem picada
1 colher de chá de gengibre ralado
2 colheres de sopa de cebola picada ou ralada
2 colheres de sopa de molho de soja / shoyo
1 colher de sopa de óleo, azeite ou óleo de gergelim
2 colheres de sopa de água
Sal e pimenta a gosto

Coloque todos os ingredientes da massa na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, secos e por último os fermentos. Programe a máquina no ciclo de preparar massas, porém deixe apenas metade do tempo (45min), depois cancele e retire a massa.
Divida a massa em 8 partes iguais, faça uma bolinha com cada pedaço de massa, cubra com um pano ou plástico e deixe descansar por 15 minutos.
Abra cada bolinha com um rolo formando um círculo de 10cm em média, depois coloque o recheio e feche dobrando e girando as bordas em direção ao centro até fechar e formar uma trouxinha, que pode ficar com um buraquinho no centro ou totalmente fechado, vocês decidem. Repita o processo com toda a massa.
Para facilitar o entendimento da modelagem vocês podem ver este vídeo AQUI, mas não se preocupem se não conseguirem deixar perfeitos, pois até eu que já fiz muitas e muitas vezes ainda não cheguei em um resultado que considere perfeito na modelagem desses pãezinhos😂, mas cada vez que faço ficam melhores.




Depois de modelar coloque cada pãozinho sobre um quadrado de papel-manteiga e leve para cozinhar no vapor por 12 minutos. Para cozinhar eu uso uma vaporeira de bambu tradicional sobre a panela com água fervente, mas vocês podem usar qualquer tipo de vaporeira ou panela de vapor, até mesmo cuscuzeira ou panela de arroz.
Quando estiverem cozidos já poderão servir! Eu gosto de acompanhar com molho shoyo, é o mais tradicional.

Dicas:
- Esta receita é pequena, diferente da maioria que ensino aqui no blog, então se sua família for maior e quiser preparar uma maior quantidade basta dobrar ou triplicar a receita e seguir o mesmo modo de preparo.
- Deixe as bordas da massa mais finas que o centro na hora de abrir para rechear, o resultado fica melhor e mais uniforme.
- Gosto de dividir o recheio também em 8 partes iguais, assim fica mais fácil na hora de rechear e de manter o mesmo tamanho e quantidade de recheio de cada pãozinho.
- Você pode incrementar o recheio com cogumelos, vegetais, brotos de bambu, adicionar molho de ostra, sake, gergelim, um pouco de açúcar ou mel... Também pode fazer outros recheios com outras carnes e apenas com vegetais.
- Se quiserem comprar uma vaporeira de bambu com andares igual a minha, tem diversas à venda AQUI!
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: