Super fofinhos, úmidos, daquelas massas que desfiam de tão maravilhosas, assim são esses pãezinhos de mandioca feitos com a máquina de pão!
Lembrando que se preferir poderá fazer um único pão todo na máquina, também fica ótimo.
(Ciclo Pizza / Massas ou Sanduíche / Francês)
Tamanho: 900g / 1kg
1 xícara de mandioca cozida e amassada
1 xícara de água do cozimento
4 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
1 e 1/2 colher de chá de sal
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco
Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pela mandioca, depois os líquidos, secos e por último o fermento. Programe ciclo de preparar massas de sua máquina (1h30) e deixe até o final.
Se quiser preparar um único pão, todo na máquina, escolha um dos outros dois ciclos que indiquei no início.
Quando o ciclo terminar retire a massa da máquina, coloque sobre uma bancada levemente enfarinhada, divida em 12 partes iguais, faça uma bolinha com cada pedaço de massa e coloque todas as bolinhas em uma assadeira untada, deixando espaço entre elas de pelo menos 2cm.
Deixe os pães crescerem até dobrarem de volume e em seguida asse no forno já pré-aquecido em 180º até dourarem.
Dicas: Como a umidade da mandioca pode variar, pode acontecer da massa ficar um pouco mais mole ou mais seca, caso fique seca adicione um pouco mais de água enquanto bate, e só adicione mais farinha se achar que está realmente muito mole, e apenas após a massa já estar bem homogênea, pois enquanto bate absorverá a água naturalmente. Se adicionar farinha sem necessidade terá um pão seco e duro, e se adicionar água sem necessidade terá uma massa muito mole. Então aguarde tudo estar bem misturado e a massa ficar homogênea antes de fazer qualquer ajuste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!