Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Croapão - Croissant de Forma ou Pão de Forma Croissant



Parece loucura mas é de verdade, hoje ensinarei um pão que é a combinação do croissant com o pão de forma, ou se preferirem um pão de forma croissant.
Esse pão fica leve, folhado, macio e muito saboroso, e é perfeito para comer de todas as maneiras que comemos croissant e também pão de forma, ou seja, com queijos, manteiga, frios, geleias, tostado, etc...
Não pense que é dificil de fazer como um croissant comum, pois é simples e não exige muita habilidade.
Tenho certeza de que vocês vão gostar muito e que repetirão a receita com frequência depois de provarem!!!

(Ciclo Pizza / Massas / Amassar e Assar)

Tamanho: 900g / 1kg

1 xícara de água
3 colheres de sopa de açúcar
1 e 1/2 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de manteiga
3 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 colher de chá de fermento biológico seco

Para folhar:
3/4 de xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente

Coloque todos os ingredientes da massa na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo de preparar massas de sua máquina (1h30), quando terminar retire a massa.
Coloque a massa em uma superfície levemente enfarinhada, polvilhe um pouco de farinha também por cima e abra com um rolo na espessura de 0,5cm.
Espalhe a manteiga por toda a massa depois dobre as duas laterais em direção ao centro como se fosse um envelope.


Abra novamente a massa com mais um pouco de farinha por cima e por baixo, com delicadeza e sem pressa, na espessura de 1cm, e volte a dobrar as laterais em direção ao centro. Então abra mais um pouco com o rolo no sentido do comprimento e enrole como se fosse um rocambole.


Coloque a massa enrolada na assadeira da máquina de pão, sem o batedor, encaixe a assadeira na máquina, feche e deixe assim até a massa crescer bem e chegar quase na borda da forma. Nesse momento poderá fazer cortes na massa ou pincelar com gema se quiser um topo bem dourado.


Programe a função de assar da máquina (1h) e deixe até o final. Quando terminar de assar abra a máquina, retire a assadeira, aguarde pelo menos 5 minutos antes de desenformar, e aguarde o pão esfriar ou amornar antes de cortar.

Dicas:
Use farinha e manteiga de boa qualidade para ter um ótimo resultado.
Se preferir assar em uma assadeira no forno basta colocar a massa enrolada em uma asadeira, aguardar crescer até dobrar de volume e depois levar para assar em forno já pré-aquecido em 180º até dourar.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

2 comentários:

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: