Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Brioche Suíço



O brioche suíço é um pão amanteigado e saboroso, uma massa de brioche, recheada de creme de confeiteiro e gotas de chocolate, que vocês encontrarão facilmente nas padarias, confeitarias e cafeterias européias!
Embora tenha esse nome não tem nada de suíço, aliás nem é algo tradicional e comum por lá, essa é uma receita francesa bem antiga e eu amo.
Se vocês nunca provaram recomendo que façam e se deliciem, e se já conhecem experimentem agora fazer em casa, pois tenho certeza de que será um sucesso!!!

(Ciclo Pizza / Massas / Amassar)

Tamanho: 900g  / 1kg

Massa:
3/4 de xícara de leite + 2 ovos (quebre os ovos na xícara medidora e complete até a medida de 3/4 com o leite)
1/3 de xícara de manteiga em temperatura ambiente
1/3  de xícara de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
3 e 1/3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Recheio:
2 gemas
1 xícara de leite
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/3 de xícara de gotas de chocolate

Comece preparando a massa. Basta colocar todos os ingredientes na ordem listada dentro da forma da máquina de pão e programar o ciclo de preparar massas (1h30). Deixe até o final do ciclo e enquanto isso prepare o creme do recheio.
Para preparar o creme, coloque a farinha e o amido de milho em uma panela e dissolva com um pouco de leite, depois adicione as gemas e o açúcar, misture e dissolva um pouco também. Adicione o restante do leite, misture tudo e leve ao fogo médio, mexendo sem parar até levantar fervura e engrossar.
Retire a panela do fogo e adicione a manteiga e a baunilha, misture bem até incorporar.
Transfira o creme para um prato ou travessa, espalhe, cubra com um filme plástico e deixe esfriar.
Quando a massa estiver pronta transfira para uma bancada levemente enfarinhada e abra com um rolo em formato retangular na espessura de 0,5cm.
Espalhe o creme em metade da massa e por cima do creme espalhe as gotas de chocolate. Dobre a massa ao meio e depois corte em 8 ou 10 partes iguais.


Transfira as massas já recheadas para uma assadeira untada ou forrada com papel-manteiga, deixando espaço entre elas, e deixe crescerem até dobrarem de volume.
Pincele com gema e leve para assar em forno pré-aquecido em 180º até dourarem. Assim que dourarem estarão prontos.

Dicas:
- Se não tiver extrato pode usar essência de baunilha.
- As gotas de chocolate podem ser substituídas por chocolate picado grosseiramente.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: