Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão de Matcha e Chocolate



Além de lindo esse pão é super diferente, uma de minhas inspirações com os sabores e ingredientes japoneses. É fofinho, levemente adocidado, suave e combina bem com praticamente tudo, já que é bem equilibrado no contraste entre o matcha e cacau.
Consumo esse pão de diversas maneiras, desde de cream cheese, geleias, mel, manteiga... até faço sanduíches!

(Ciclo Pizza / Massas / Amasar e Assar)

Tamanho: 600g / 750g

1 xícara de leite + 1 ovo (quebre o ovo na xícara medidora e complete com o leite)
3 colheres de sopa de óleo ou azeite
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de matcha (chá verde em pó)

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina de pão, exceto o cacau e o matcha, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo de preparar massas de sua máquina (1h30) e deixe até o final.
Quando o ciclo terminar retire a massa e coloque em uma bancada levemente enfarinhada. Divida a massa pela metade.
Dilua o cacau com 1 colher de sopa de água, depois abra uma cova rasa em uma das metades de massa e coloque dentro. Feche a massa com o cacau no centro e leve novamente para a máquina. Programe o ciclo de preparar massas e deixe bater até que o cacau tenha se misturado completamente à massa. Se preferir pode misturar amassando com as mãos.
Repita o processo com o matcha, diluindo com 1 colher de sopa de água e fazendo da mesma maneira que fez com o cacau, inclusive batendo na máquina para misturar.
Abra cada parte de massa com as mãos e corte em pedaços e formatos aleatórios, empilhe esses pedaços também de maneira aleatória uns sobre os outros, depois pegue toda a massa com as mãos e dê uma torção. Não tenha medo na hora de fazer este processo, quanto mais aleatório mais bonito ficará a mistura das duas cores e sabores na massa do pão pronto.
Retire o batedor da forma da máquina, coloque a massa no centro, feche a máquina deixe a massa crescer até que o centro esteja da altura da borda da forma. Nesse momento programe o ciclo de assar e deixe assar por 50 minutos. Quando o tempo terminar o pão estará pronto e poderá retirar.

Dicas:
- Se preferir assar fora da máquina, no forno, siga as dicas que ensino AQUI!
- Se gostar do sabor de matcha mais forte poderá adicionar mais 1 colher de sopa a massa.
- Caso não tenha, ou não goste, de cacau poderá substituir por chocolate em pó, mas a cor e sabor serão mais suaves.
- A qualidade do matcha também faz com que a massa fique com uma cor mais ou menos intensa, é normal.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: