Mais uma receita inusitada, diferente e deliciosa que criei e hoje venho compartilhar com vocês, um panetone sabor ferrero rocher, na verdade também pode ser considerado um chocotone, já que tem chocolate na massa.
Fica super fofinho, molhadinho... e tanto o sabor como o aroma são iguais ao famoso chocolate que usei como inspiração, podem acreditar!!!
É perfeito, seja para se deliciar, para presentear ou para dividir com a família, todos vão gostar.
(Ciclo Doce / Panetone ou Pizza / Massa e Assar)
Tamanho: 900g / 1kg
1 xícara de leite + 1 ovo (quebre o ovo na xícara medidora e complete com leite)
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de creme de avelãs (Nutella)
2/3 de xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de cacau em pó
3 e 1/3 xícaras de farinha de trigo
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco
1 xícara de avelãs torradas (130g)
Recheio / Cobertura:
1/2 xícara de creme de avelãs
1/2 xícara de avelãs torradas picadas
Antes de começar a receita se atente as seguintes dicas:
- Nenhum ingrediente pode estar gelado, assim como nas outras receitas de pão que ensino.
- O creme de avelãs pode ser de qualquer marca.
- Se as avelãs não forem torradas você pode torrar usando a própria máquina como já ensinei AQUI, na AirFryer ou em uma panela no fogão, porém devem estar frias antes de usar na receita, e podem estar com ou sem a pele, não fará diferença. Não podem ser salgadas.
Na máquina:
Comece colocando os líquidos na forma da máquina de pão, em seguida adicione os secos, lembrando de peneirar o cacau misturado com a farinha para evitar grumos ou bolinhas de cacau. Adicione o fermento e as avelãs, programe o ciclo e ligue a máquina, agora é só aguardar.
Quando estiver pronto aguarde esfriar antes de cortar, embalar ou rechear.
Para rechear vocês podem fazer furos e injetar o creme de avelãs misturado com as avelãs dentro, ou se preferir podem apenas cobrir com o creme e decorar com avelãs picadas.
No forno:
Caso queira assar fora da máquina, em formas próprias para panetone, basta usar o ciclo de preparar massas de sua máquina (1h30). Quando o ciclo terminar retire a massa, coloque sobre uma bancada levemente enfarinhada, faça uma bola e coloque dentro da forma de panetone. Deixe crescer até que a massa chegue na altura da borda da forma, então faça um corte em cruz no centro e leve para assar em forno já pré-aquecido em 180º até que esteja bem dourado.
Retire do forno e aguarde esfriar antes de cortar, embalar ou rechear.
Para rechear vocês podem fazer furos e injetar o creme de avelãs misturado com as avelãs dentro, ou se preferir podem apenas cobrir com o creme e decorar com avelãs picadas.
Mais dicas:
- Não corte o panetone quente, aguarde esfriar.
- Não é preciso esfriar de cabeça para baixo neste receita.
- A textura da massa pode ser mais pegajosa do que uma massa de pão comum, assim como as massas de panetone em geral.
- Se quiser adicionar gotas de chocolate faça isso fora da máquina, abrindo a massa sobre uma bancada com as mãos e adicionando 1/2 xícara de gotas de chocolate, depois amasse para misturar, faça uma bola, deixe crescer e asse conforme expliquei anteriormente.
- Se não encontrar formas próprias para panetone onde mora, você pode usar uma ou mais formas pequenas e um pedaço grande de papel manteiga dobrado ao meio circulando a assadeira, e um pedaço redondo também no fundo. Desta maneira a massa crescerá e assará no mesmo formato dos panetones comprados.
Olá, Maurício, muito obrigada, por mais umas receita! Por gentileza, o cacau seria em qual porcentagem? Grata
ResponderExcluirDe nada friend. Cacau não tem porcentagem, apenas o chocolate tem porcentagem de cacau.
Excluir