Como vocês sabem estou sempre criando e desenvolvendo pães diferentes, e esse é mais um deles, um pão de pitaya.
Embora esse pão não tenha um sabor tão diferenciado, fica maravilhoso, muito macio, fofinho, com uma aparência linda que lembra o interior dessa fruta, e dependendo da cor da pitaya que usarmos pode ficar ainda mais diferente, vale a pena experimentar!
(Ciclo Sanduíche / Francês ou Básico)
Tamanho: 900g / 1kg
1 e 1/3 de xícara de suco de pitaya
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de azeite ou óleo
1/2 colher de chá de sal
4 xícaras de farinha de trigo
2 a 3 colheres de sopa de gergelim preto, chia, linhaça escura ou papoula
2 colheres de chá de fermento biológico seco
O suco de pitaya pode ser caseiro ou comprado. Caso queira preprar em casa é muito simples, basta bater a poupa de 1/2 pitaya com um pouco de água, coar e usar. Se for usar suco comprado certifique-se de usar um suco ou poupa pura, sem aditivos, não pode ser néctar por exemplo.
E para preparar é muito simples, basta colocar todos os ingredientes na forma da máquina de pão, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, então programe o ciclo e ligue a máquina.
Obs: Por algum motivo, mesmo quando a pitaya está bem madura e com cor bem forte, as vezes a cor da massa do pão pronto não fica intensa, mudando para tons de marrom ou até meio mesclado. A parte de fora, a casca, fica com a maior parte marrom e só alguns detalhes com cor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!