Mais uma receitinha de panetone super diferente e exclusiva que criei para deixar o nosso final de ano ainda mais saboroso, um panetone com massa de banana e gotas de chocolate!
É simplesmente divinal, uma massa bem macia, úmida, que desfia, super perfumado e equilibrado.
(Ciclo Pizza / Amassar / Massas e Assar ou Panetone / Doce)
Tamanho: 900g /1kg
1 xícara de bananas nanicas maduras amassadas
1/3 de xícara de água
3 gemas de ovos
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de óleo ou azeite
1 colher de chá de baunilha (opcional)
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de sal
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco
2/3 de xícara de gotas de chocolate ou chocolate picado
Vocês podem preparar esse panetone totalmente na máquina ou apenas a massa na maquina e assar no forno, sempre que possível deixo estas duas opções em receitas de panetones a pedidos de vocês.
Na máquina:
Comece colocando os líquidos na forma da máquina de pão, em seguida adicione os secos, exceto as gotas de chocolate, programe o ciclo de preparar massas de sua máquina (1h30) e ligue, deixando até o final do ciclo.
Quando o ciclo terminar retire a massa da máquina, coloque sobre uma bancada levemente enfarinhada, abra com as mãos, espalhe as gotas de chocolate, aperte as gotas com as mãos sobre a massa, dobre a massa quantas vezes conseguir e enrole formando uma bola.
Coloque a massa novamente na forma da máquina (se desejar pode remover o batedor), feche e aguarde a massa crescer até dobrar de volume, até praticamente completar toda a forma, então programe o ciclo de assar por 50 minutos, em cor de casca escura.
Quando estiver assado retire da forma e aguarde esfriar completamente antes de cortar.
Se preferir também pode usar o ciclo de Panetone ou de Pão Doce, assim não precisa fazer em duas etapas, neste caso adicione as gotas quando a máquina emitir o sinal sonoro ou quando a massa já estiver homogênea, mas lembre-se que desta maneira as gotas tem que ser apropriadas para isso, forneáveis, do tipo que só derretem na hora de assar ou derreterão e acabarão se misturando à massa.
No forno:
Caso queira assar fora da máquina, em formas próprias para panetone, basta usar o ciclo de preparar massas de sua máquina (1h30). Quando o ciclo terminar retire a massa, coloque sobre uma bancada levemente enfarinhada, abra com as mãos, espalhe as gotas de chocolate, aperte as gotas com as mãos sobre a massa, dobre a massa quantas vezes conseguir e enrole formando uma bola, depois coloque dentro da forma de panetone e deixe crescer até que a massa chegue na altura da borda da forma, então faça um corte em cruz no centro e leve para assar em forno já pré-aquecido em 180º até que esteja bem dourado.
Retire do forno e aguarde esfriar totalmente antes de cortar, embalar ou rechear.
Mais dicas:
- Não corte o panetone quente, aguarde esfriar.
- Não é preciso esfriar de cabeça para baixo neste receita.
- A textura da massa pode ser mais pegajosa do que uma massa de pão comum, assim como as massas de panetone em geral.
- Para rechear vocês podem fazer furos e injetar recheios dentro, ou se preferirem podem apenas cobrir com chocolate derretido.
- Se não encontrar formas próprias para panetone onde mora, você pode usar uma ou mais formas pequenas e um pedaço grande de papel manteiga dobrado ao meio circulando a assadeira, e um pedaço redondo também no fundo. Desta maneira a massa crescerá e assará no mesmo formato dos panetones comprados.













Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!