Hoje é o Dia da Pizza, e claro que eu não poderia deixar passar em branco, então resolvi ensinar uma das massas de pizza que mais vocês me pediram nos últimos tempos, a pizza romana, que aprendi na viagem à Itália durante o curso com a Le 5 Stagioni. Se você não viu tem vlogs no canal onde mostro tudo, foi incrível!
A pizza romana é diferente das tradicionais e mais conhecidas, tem uma massa leve, alveolada, macia por dentro e mais crocante por fora e tem que ser pré-assada antes da cobertura e finalização, mas vamos lá! Esta é uma versão simplificada e mais rápida.
(Ciclo Amassar/Massas)
Tamanho: 600g
Rendimento: 2 unidades
Ingredientes:
1 e 1/4 xícaras de água
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
3 xícaras de farinha de trigo de qualidade (uso italianas)
1 colher de chá de fermento biológico seco
Na fôrma da máquina de pão adicione a água, fermento e metade da farinha, programe o ciclo de amassar massas e deixe bater só até ficar homogêneo, depois disso aperte e segure o botão start/stop (ligar/parar) da máquina para cancelar o ciclo. Deixe essa mistura descansar até dobrar de tamanho, isso é uma esponja.
Acrescente todos os outros ingredientes e programe novamente o ciclo de amassar massas, deixe por 40 minutos e cancele novamente o ciclo.
Agora retire a massa da máquina e divida em duas partes, use um pouco de farinha nas mãos para conseguir manusear, mas a massa é mais mole mesmo. Enfarinhe uma assadeira e coloque as duas partes de massa separadas, ou uma em cada assadeira. Agora deixe descansar até dobrar de volume novamente.
Depois de crescer separe uma das massas, enfarinhe a bancada ou assadeira que for usar, e vá abrindo a massa com as pontas do dedos, abra bem os dedos, e vá apertando delicadamente até a massa ficar com cerca de 1,5cm de altura, não precisa ficar redonda, aliás tradicionalmente deve ficar mais comprida, quase retangular.
VEJA O VÍDEO ONDE O CHEFE PREPARA E ABRE A MASSA AQUI!
Após aberta a massa passe molho por cima dela, eu gosto de usar tomates pelados apenas esmagados com as mãos, mais pedaçudo mesmo. Leve para assar em seu forno na temperatura máxima, até começar a dourar, depois disso retire do forno e coloque a cobertura de seu gosto, leve apenas para derreter ou aquecer e sirva com muito azeite!
Coberturas: A cobertura das suas pizzas romanas podem ser de praticamente qualquer coisa, desde apenas queijo, até verduras, legumes, linguiça, frios, etc... Se for usar verduras e vegetais frescos, ervas ou presunto crú, coloque apenas depois de assada.
Armazenamento: A massa, após assada, pode ser congelada por até 30 dias, depois basta deixar descongelar um pouco, acrescentar a cobertura e aquecer no forno.
Forno: Eu uso forno de pizza para assar minhas pizzas, é o ideal, se você tiver forno a lenha, forno de pizza, etc... pode usar também, caso contrário use o forno de casa na temperatura máxima mesmo.
Pizza Romana Fácil
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link. |
DICAS BÁSICAS:
- Como fazer pães perfeitos na máquina de pão.
- Dúvidas sobre a máquina de pão, ciclos, farinha, fermento, medidas, textura e massa, assar no forno, modelar, substituições, problemas com o pão e como resolver, etc...
- Substituições de ingredientes, variações e como enriquecer o pão.
- Primeiros passos, como programar e usar a máquina de pão.
- Como fazer a massa na máquina e assar no forno?
- Como vender seus pães.
- Como medir ingredientes.
- ÍNDICE / TODAS AS RECEITAS
- Como fazer pães perfeitos na máquina de pão.
- Dúvidas sobre a máquina de pão, ciclos, farinha, fermento, medidas, textura e massa, assar no forno, modelar, substituições, problemas com o pão e como resolver, etc...
- Substituições de ingredientes, variações e como enriquecer o pão.
- Primeiros passos, como programar e usar a máquina de pão.
- Como fazer a massa na máquina e assar no forno?
- Como vender seus pães.
- Como medir ingredientes.
- ÍNDICE / TODAS AS RECEITAS
Categoria:
Massas
Boa tarde! Qual é o seu forno de pizza. Pode me falar??
ResponderExcluirOlá. O meu é esse -> https://goo.gl/rPdVTr
ExcluirPerfeita! Sem dúvida a melhor massa de pizza que já fiz! Como sempre ótimas receitas em seu blog... Parabéns Maurício!
ResponderExcluirObaaa, que bom que gostou, obrigado!
ExcluirFico tão feliz de viver passeando aqui pelo seu blog...
ResponderExcluirTudo que eu faço faz um super sucesso e é sempre muito elogiado! As receitas são perfeitamente explicadas. Muito legal!
Sobre a pizza: acredita que daria certo assar na airfryer? (A minha é a grandfamily mondial igual a sua! =)
Muito sucesso, Maurício, my friend!
Obrigado. Na airfryer o ideal é que faça uma das que ensino para ela lá no blog. Bjos
ExcluirOi Maurício! Tudo bem? Acabei de comprar minha máquina de pão (a master bread da Mondial) e estou encantada com o seu trabalho. Parabéns!!! Li as dicas sobre a farinha de trigo, mas fiquei com uma dúvida. Essa marca que vc usou nessa receita (Le 5 Stagioni para pizza napolitana) serve apenas para massas de pizza ou pode ser utilizada para pães? Fiz uma pesquisa sobre farinhas italianas, mas, mesmo observando o percentual de proteína, existem vários tipos (fermentação longa, média e uns códigos). Fiquei um pouquinho perdida. Se você puder me ajudar com isso agradeço muitíssimo. Obrigada e que vc continue tendo muito sucesso em tudo que fizer. Abraços.
ResponderExcluirOlá friend. Sim, pode usar para pães também. As de longa fermentação são para outras finalidades. Pode usar qualquer uma italiana que já será muito superior.
Excluir